segunda-feira, 31 de março de 2008

MALÁSIA, BAHREIN E UM BICHO PAPÃO CHAMADO BMW



A Ferrari se recuperou na Malásia. Ok, Raikkonen se recuperou na Malásia. Massa errou feio novamente e esgota rapidamente a paciência e a gratidão da Ferrari por seu trabalho em prol de Schumaker.

A corrida, mais uma vez teve fortes emoções e disputas por posição que não se viam há muitos anos (um bom exemplo) , a grande polêmica do GP da Malásia todavia foi o perigoso bloqueio feito pro Hamilton e Kovalainen, que impediram Alonso e Heidefeld de fazer tempo nas duas últimas voltas da qualificação. A punição de cinco posições no grid foi imediata, mas a FIA pretende mudar as regras dos treinos, criando um limite de tempo para o retorno aos boxes. Provavelmente a volta de retorno não poderá ser mais lenta que 1,2 vezes a volta mais rápida.

A perigosa brincadeira das McLarens mostra que as feridas do episódio Alonso ainda não estão cicatrizadas. Ou talvez aponte para outro problema: BMW. A fábrica bávara é a grande surpresa do campeonato. Muitos esperavam a BMW como a terceira força, mas ela veio como uma terceira força extremamente poderosa.

Velozes e regulares, com pilotos excelentes e agressivos, os carros da BMW estão complicando um campeonato que já nasceu com mais variáveis do que o habitual. A BMW espera repetir o desempenho em Bahrein, mas está preocupada com os fortes ventos do circuito, pois, segundo Mario Thiesen, seus carros são muito sensíveis.

Mas qual o segredo da BMW? As melhorias feitas após os testes de inverno forma muitas, sendo as principais relacionadas com a tripla asa dianteira, um a peça extremamente sofisticada. Certamente vem mais coisa por aí. Os resultados iniciais do carro foram medíocres nos testes, mas o trabalho de engenharia foi intenso e revelou um carro que é muito sensível a pequenas modificações e ajustes, permitindo uma evolução muito rápida.

Vem muita coisa nova por aí e Mario Thiessen promete, para terror de Ferrari e McLaren, grandes novidades a aprtir do GP de Barcelona. A BMW testou extensivamente no inverno "calotas"aerodinâmicas apra as rodas, que ainda não apareceram na pista. Dinheiro e competência não falta aos alemães

(imagens de F1 Tech)

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