segunda-feira, 7 de abril de 2008

ALONSO É CULPADO, OU A RENAULT É UM DESATRE?


Massa deu um show em Bahrein. Diga-se de passagem, era exatamente isso que ele precisava desesperadamente fazer. Ganhou de ponta a ponta em uma corrida sem falhas. Melhor, nos treinos colocou quase um segundo sobre Kimi, fazendo todos imaginarem que este estava com os tanques cheios... Só para descobrirem na corrida que era Massa que tinha mais combustível. O problema de Massa é que mesmo em um fim de semana péssimo, Kimi conseguiu o segundo lugar e a lideraça no mundial. Felipe não tem mais espaço para erros, terá de dar muitos shows até o final do campeonato.

Existe gente com mais problemas, porém... Hamilton decorou a asa traseira de Alonso com lindas marcas de pneus... A imprensa inglesa imediatamente alegou que o espanhol teria "brake tested" Hamilton, ou seja, freado de propósito a fim de provocar a batida. Quem viu a corrida acredita. Não apenas porque Alonso já fez isso na Hungria em 2.006 com Robert Doornbos, mas também por seu temperamento explosivo (nos boxes já o chamam de Naomi Campbel da Fórmula 1, porque precisaria urgentemente de terapia para conter a raiva...).

O problema, porém, é que a Renault liberou para a revista Autosport dados de telemetria que provariam a inocência do espanhol. Segundo a revista e a Renault, Alonso estaria com o acelerador totalmente apertado no momento do choque e não teria tocado no freio em momento algum. Ron Denis, da McLaren colocou a culpa em Hamilton. Disse que ele tentou adivinhar os movimentos de Alonso e vice-versa e o resultado foi um choque violento. Alguns analistas afirmam ainda, que a ponte inferior da asa de Hamilton teria se soltado segundos antes do choque, provocando uma aceleração do carro de Hamilton e menos dowforce, dificultando a freada.

Para surpresa geral, Alonso inocentou Hamilton, dizendo que quando um piloto com carro competitivo está atrás, sempre acaba arriscando tudo, o que é normal de uma corrida e "o McLaren é simplesmente muito mais rápido que o meu carro..." E Hamilton assumiu a culpa, dizendo que foi um idiota de estragar assim o que poderia ter sido um excelente final de semana...

Além deste excesso de gentilezas, o que está espantando os especialistas é outra coisa: Se não foi Alonso que freou, Alonso não seria perigoso, mas sim o carro da Renault seria perigosamente lento (o que explicaria os nervos do espanhol)! A diferença de velocidade dos carros no momento do choque era assustadora... Outra questão que surge é: porque a Renault que se queixa de tudo, está tão gentil e não está reclamando da violenta batida por trás? É provável que tenham problemas mais sérios, como, por exemplo, fazer o carro ser mais rápido que o da Red Bull...

Voltando a Mosley, ele disse, para surpresa geral, que não sai. O resultado foi outra reportagem bomba do News of The World, colocando mais lenha na fogueira e publicando mais algumas cenas divertidas. Mosley pretende apresentar uma defesa baseado na ilegitimidade das provas. Curioso é que, no episódio Ferrari/McLaren, quando a equipe anglo-germânica disse que as provas teriam sido obtidas ilegalmente, ele afirmou em comunicado oficial:

"The World Council's only concern is whether that list is accurate and truthful. We are not concerned with whether there are issues over how that is obtained. Unless there is evidence that it is forged or inaccurate, we will take it on its face value. We do not enter a debate about Italian law; we have neither the time nor the skills for that."

Ou seja: como as provas foram arranjadas não importa, o que importa, é se reproduzem a verdade, não temos nem o tempo nem a capacidade para entrar em um debate sobre a lei italiana (ou seja, para discutir a legitimidade das provas).

O mundo dá voltas...

Um comentário:

Anônimo disse...

Enfim um comentarista que foge do óbvio, que procura os fatos nos bastidores, que os analisa sob outra ótica. Uma surpresa, porque este é um assunto que pouco tem a ver com leis ou com canções. Parabéns!