quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

A FÓRMULA 1 SEM CONTROLES - Ou: a Microsoft chega às pistas.


A imprensa brasileira tem falado que a principal novidade da F1 para 2008 é o fim dos controles eletrônicos, certo? Errado: é o SECU, essa coisinha aí ao lado:


SECU é a sigla para Standardised Electronic Control Unit, um sistema eletrônico criado pela Microsoft e pela Mclaren Electronic Systems (MES). Ele padroniza os controles eletrônicos dos carros (e não os elimina, como a imprensa tem dito), diminuindo muito sua importância.

O sistema controla o gerenciamento do motor, acelerador, embreagem, caixa de marchas, diferencial, alem de captar dados e transmití-los por telemetria, usando mais do que os 100 (isso mesmo 100) canais de dados que a fórmula 1 utiliza atualmente. Além disso, regula a distribuição da corrente elétrica gerada pelo alternador, controlando toda a alta tensão e o controle da injeção direta...

A grande novidade, então, não é o fim dos controles, mas sua uniformização, o que reduz violentamente o custo da categoria. Com essas mudanças, os carros mudam muito, especialmente os das equipes de ponta.

A fim de aumentar a importância dos pilotos e aumentar as possibilidades de ultrapassagens, o auxílio eletrônico foi muito reduzido, o que deve tornar a coisa mais divertida.

Nos primeiros testes em Barcelona, a principal dificuldade ficou por conta da dificuldade de evitar o travamento dos freios traseiros e a necessidade de dosar mais o acelerador na saída das curvas.

No momento, quem está voando na pista é a ... Mclaren, virando meio segundo na frente dos outros...

5 comentários:

José Roberto Siqueira disse...

Olá Elder! A Ferrari e outras equipes estão até reclamando que a McLaren terá certa vantagem no começo da temporada, já que ele detêm o conhecimento deste sistema. Vamos ver o que irá ocorrer.

Quero ver como vão se comportar estes novos pilotos que estavam acostumados com toda a parafernália eletrônica.

José Roberto Siqueira

Anônimo disse...

Vai dar Alonso!

Unknown disse...

Elder, muito legal o seu blog. Eu também adoro a F1 e vou visitar sempre.
Com relação ao componente eletrônico, os cartolas da F1 estão sempre estabelecendo novas regras no sentido de equilibrar as provas, mas os caras do dinheiro sempre dão um jeitinho de fazer alguma coisa inovadora. Vamos ver o que vai acontecer, não vejo a hora...
Sugiro você colocar o calendário de 2008 no blog.
Abraços,
Odair

Elder Braga disse...

Obrigado pelos comentários.
Já incluí um calendário, com link para os sites das provas no site oficial da FIA.
Quanto à vantagem da McLaren, ao que parece, no momento, por uma razão ou outra, ela existe.
É difícil imaginar que eles não tenham tido algumas semanas a mais que os outros no desenvolvimento, ou que ao menos soubessem onde não errar...
Como treino é treino e prova é prova, somente saberemos o tamanho dessa dianteira (se é que ela existe) na Austrália.

Renato Purper Jr. disse...

Dr. Elder. Enfim um lugar para falarmos sobre algo interessante. Com certeza haverá algumas inversões no grid de largada. Não creio que isto vá além da metade do campeonato, depois do que como o "colega" disse, alguma alternativa será criada. É como a natureza criando seus meios alternativos para seguir seu curso...