sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Quais os Favoritos Para a Próxima Temporada?

Esta é a pergunta de um milhão de dólares... Ou melhor, de 200 milhões de dólares, que é o que vale o título...
A resposta óbvia é, neste momento: McLaren e Ferrari.

Ambas são mais estruturadas do que todas as demais, possuem muito mais dinheiro, começam partindo de carros melhores, tem demonstrado altíssima confiabilidade nos últimos anos e tem os melhores estrategistas.

Neste ano as caixas de câmbio terão de durar quatro corridas. Além disso, os dez carros com melhor classificação nos dois primeiros treinos, disputam a última etapa dos treinos (a que define as 10 primeiras posições no grid) com o tanque lacrado. Ou seja: a partir do início da última e decisiva seçao de treinos, não podem colocar, ou tirar combustível do carro, o que aproxima as condições de treino dos dez primeiros do grid, das condições de pista...

Outra novidade é que não há mais limite na quilometragem total de treinos dos pilotos de teste, havendo apenas um limite de 350 km por dia, o que terá dois efeitos: permitirá às equipes mais ricas (McLaren, Ferrari, Renault, Williams, BMW e as gigantes japonesas) treinarem sem parar e formará novos pilotos com enorme experiência em acerto de carros.



A pergunta que segue é: fora McLaren e Ferrari, quem aparece com chances? Nico Rosberg, em entrevista ao site da FIA disse que espera uma disputa muito acirrada entre Williams, Renault e Red Bull, tendo certeza de que a BMW pode aparecer no meio deste grupo para atrapalhar a festa.

A BMW, na verdade é a grande desconhecida deste grupo: ninguém sabe como ela está andando e quão confiáveis serão os seus carros...



Para Alons
o, os favoritos são Kimi Haikkonen, e, com um pouco menos de chances Hamilton, Heikki Kovalaen e Felipe Massa. Segundo o asturiano, a experiência de Kimi e a estrutura da Ferrari o colocam muito à frente dos rivais.



Outro que arriscou palpites, foi Niki Lauda, que disse que a Ferrari está claramente na frente das outras equipes. Ele disse para o jornal austríaco Kronen Zeitung que a Ferrari está entre 0,5 e 0,8 segundos por volta mais rápida que qualquer outra equipe com os carros em condições de corrida e que a McLaren ainda não conseguiu tirar essa diferença. Lauda disse também que Melbourne é um circuito muito atípico, como Monaco, e que só será possível ter uma ideia da condição real das equipes após a segunda corrida, na Malásia.


Pat Symons, da Renault concorda com o austríaco, dizendo que a briga será - ao menos no início da temporada - para saber qual é a segunda melhor equipe... Sam Michael da Williams discorda:para ele, a Ferrari vem primeiro, logo depois a McLaren e, em seguida, BMW, Red Bull, Renault e Willians brigando...



Felipe Massa discorda da maioria. Diz que "considerando não apenas os tempos, mas o histórico de regularidade, a McLaren ainda está a frente dos outros". Confirmando essas palavras, a tranqüilidade na McLaren beira o irritante. Foram extremamente rápidos na Espanha, a ponto de gerar algumas acusações de que teriam informações privilegiadas sobre o sistema unificado de controle eletrônico. Além disso, Hamilton, normalmente moderado nos comentár
ios, falou que os testes forma muito tranquilos e
que o carro é mais potente, tem mais aderência, é mais confiável e
fácil de guiar que o anterior - e além disso, que evoluiu enormemente
desde o início de Janeiro.



Tanto ele como Alonso dizem que foi muito fácil se adaptar ao carro com controles eletrônicos minimizados, "pois correram toda sua vida assim. Alonso disse que levou "oito voltas" para se adaptar à falta de controle de tração e "nove", para se acostumar aos freios. Disse porém que tem treinado largadas sem parar e que esta é a maior dificuldade...



Nenhum comentário: