segunda-feira, 26 de maio de 2008

MONACO - o CAMPEONATO COMEÇA A VIRAR...

Os treinos mostravam o contrário da lógica: Todos dizem que Mônaco é a pista onde menos as máquinas importam e vimos um grid organizado por equipes, em ordem de estágio técnico atual: Ferrari na primeira fila, Mclaren na segunda, BMW e Willians dividindo a terceira... Mais para trás Alonso fez sua mágica e conseguiu colocar o Renault indirigível em sétimo, na frente da dupla da Red Bull, cada vez melhor...

Na corrida, todos esperavam uma supremacia da Ferrari, com liderança de ponta a ponta. Mônaco porém é Mônaco e, como dizia Fangio, carreras son carreras... A previsão de chuva se confirmou e a Ferrari fez todo tipo de idiotice possível e os deuses da pista neste ano abençoaram Hamilton.

Logo no começo da prova, o inglês perdeu um pneu traseiro e teve de ir aos boxes. Aproveitou a parada para colocar pneus para pista intermediária e começar uma recuperação fantástica.

Enquanto isso, a Ferrari errava, errava, errava... Logo antes da prova a Ferrari não conseguiu colocar os pneus no carro de Kimi a tempo de evitar ser punida com um pit stop; na largada, Kimmi logo na segunda curva deixou Hamilton passar de maneira ingênua, logo em seguida, foi a vez de Massa errar a curva um e perder a liderança... Em seguida, Kimi errou na mesma curva e perdeu a asa dianteira, sendo forçado a um pit stop antecipado...

O pior, porém foi apostar tudo na volta da chuva, enchendo o tanque de seus dois carros completamente na primeira parada e colocando neles pneus para chuva. A chuva nunca veio e as chances da scuderia foram embora em uma aposta arriscada e desnecessária para quem estava andando bem mais que os outros na pista e com a liderança do campeonato. Em conseqüência, além de terem andado muito mal, ambos os carros da Ferrari foram forçados a um pit stop extra para colocar pneus para pista seca, tirando o segundo lugar de Massa.

Quem se aproveitou disso tudo foi a BMW que, confirmando nossa previsão, conseguiu colocar o carro de Kubika em segundo lugar, numa corrida perfeita.

Kimi ainda teve tempo para uma sensacional barbeiragem acabando com a corrida brilhante de Sutil e dando a única alegria do dia para Massa...

Enquanto isso, após sua batida, Hamilton fez uma corrida brilhante, andando um segundo por volta mais rápido que Massa e Kubika durante toda a prova. Ao final, ganhou elogios de Stewart e Ron Denis, que previram um novo Rei de Mônaco...

O resultado de todo esse imbroglio é que o campeonato agora é liderado por Hamilton, seguido de Kimi e de Massa, que vai grudado no Finlandês.

A próxima corrida é no Canadá, pista feita na medida das McLarens... Se o carro evoluir mais um pouquinho na aerodinâmica, ou as BMWs melhorarem um pouco o motor, o campeonato vai virar uma briga de foice.

Na outra ponta do grid, o final de semana foi fatal para Nelsinho. Classificou muito mal a sua Reanult e fez uma corrida péssima. Há duas possibilidades: seu carro é ainda pior que o de Alonso, ou ele realmente não se adaptou... O problema é que embora seja quase certo que no atual desespero da Renault para sobreviver os dois carros são muito diferentes, o desempenho de Nelsinho tem sido tão ruim que as portas da F1 começam a se fechar para ele, que precisará de um ótimo desempenho para reverter as coisas, o que não parece provável.

O desempenho da Red Bull e da Toro Rosso pode ser um terrível aviso para Renault e Toyota: até quando os executivos destas enormes empresas aguentarão gastar centenas de milhões de dólares para verem seus times derrotados por equipes paupérrimas? Cabeças irão rolar, a de Nelsinho é a que parece um primeiro alvo mais claro, mas a coisa não vai parar por aí...

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