terça-feira, 13 de maio de 2008

Espanha e Turquia

Espanha e Turquia mudaram o ritmo do campeonato.

Na Espanha, a grande novidade foi a Renault ter deixado de ser uma equipe do terceiro grupo, para voltar ao segundo, tendo mesmo quase conseguido a pole position em uma volta brilhante de Alonso com o carro muito leve. Houve rumores de que a Renault teria algum novo sistema de amortecedores que seria o responsável por essa diferença. É possível por duas razões:

A primeira é que em 2005 e 2006 a Renault obteve grande vantagem sobre os competidores com os chamados amortecedores de massa.

O engenhoso dispositivo baseava-se em uma idéia simples: a suspensão de um F1 é tão dura, que os pneus acabam agindo como molas, porque são mais macios que todo o resto, mas nada amortece essa mola. Com base nesta idéia, foram colocados em cada extremidade do carro um cilindro cheios de óleo, com um êmbolo dentro de cerca de dez quilos. Assim, as oscilações geradas pela flexibilidade dos pneus era absorvida pela inércia desta massa. Tudo muito calculado e calibrado, depois de três anos de estudo, o sistema permitia uma maior estabilidade da carroceria em relação ao solo e um contato maior dos pneus com a pista (sendo essa a maior vantagem).

O dispositivo veio a ser banido por pressão da Ferrari (que embora tenha tentado usar algo semelhante, nunca conseguiu os resultados da Renault) em uma decisão tremendamente poêmica da FIA que os considerou como "dispositivos móveis que auxiliariam a aerodinâmica" definição que se aplicada como mesmo rigor, proibiria com mais razão o uso de suspensão pelos carros e mesmo de pneus cheios de ar...

A segunda razão é o caso de espionagem entre Reanult e McLaren. No ano passado, embora poucos se lembrem, a Reanult foi acusada de ter espionado a McLaren, com base em desenho dos "amortecedores J" criados pela McLaren e encontrados em posse da Renault, que segundo boatos seriam, seja lá o que isso queira dizer, "amortecedores de inérica". A FIA ouviu diversas pessoas na época, entre elas engenheiros da Renault que disseram "não terem conseguido entender" o funcionamento dos referidos amortecedores através dos desenhos. Como a Reanault não havia aplicado nada parecido a seus carros (e como o escândalo Ferrari McLaren já estava dando problemas suficientes) a FIA decidiu arquivar o caso...

A soma da incrível experiência da Renault com amortecedores de alto desempenho e os indícios de contato com a tecnologia inovadora da McLaren, pode indicar que talvez haja alguma base nos boatos sobre novos amortecedores. Aguardemos...


A Turquia viu uma enorme evolução da McLaren e uma brilhante vitória de Massa, perfeita até nos erros. O diretor de esportes da Ferrari, Baldisserri, disse que a única falha de Massa foi não ter segurado Hamilton mais duas voltas, pois isso teria provavelmente permitido a Haikkonen conseguir o segundo lugar... Falha? Essa "falha" embolou o campeonato e colocou Massa e Hamilton novamente no páreo...

Em ambas as provas, acidentes com causas inusitadas:

Na Espanha, Kovalainen explodiu contra os pneus em um acidente expetacular, que lembrou o choque faltal de Airton Senna. Claramente uma falha mecânica. Durante a semana, a McLaren revelou a origem do problema: as rodas do carro foram pintadas com tinta fora da especificação, o que provocou vibrações que acabaram por gerar a ruptura... A Fórmula um parece estar atingindo limites complicados de sofisticação....

Na Turquia, Bruno Senna, na prova de GP2, foi detido por um cachorro! Parece que as emoções dos anos 70 estão voltando conforme prometido, porém da forma errada... O pior é que momentos após o choque, um segundo cão, este maior, entrou na pista e conseguiu escapar dos fiscais... Os organizadores da prova turca dizem que o problema é inevitável devido à enorme quantidade de cães vadios que existe na Turquia. Dizem que contavam com grande quantidade de armadilhas para pegá-los e mesmo com uma equipe de veterinários treinada, mas que o problema é imenso...

A FIA diz que estuda sanções, mas a pista é nova, fruto de um gigantesco investimento, fica em um mercado extremamente interessante para a F1 e não se deve esperar nada de radical...

Nesta semana, recomeçam os testes oficiais, agora em Paul Ricard, logo em seguida, Mônaco, uma pista que parece ter sido criada para permitir um show das BMW, ou uma surpresa de Alonso... Minha aposta? Kubica...

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